Projeto Professor Diretor de Turma ~ 3° Ano "B" do CEPI 2011
OBRIGADO PELA VISITA!!!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Projeto Professor Diretor de Turma

CEPI ADERE AO PROJETO E JÁ COMEÇA A TRABALHAR DE ACORDO COM O MESMO
Sobre o projeto: O Projeto Professor Diretor de Turma visa a construção de uma escola que eduque a razão e a emoção. Uma escola que tem como premissa desmassificação do ensino. Uma escola com plenos objetivos de acesso, permanência, sucesso e formação do cidadão.
O projeto desenvolve-se numa esfera educativa favorável, tendo por princípios básicos os quatros pilares da educação de Jacques Delors: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
É um projeto de educação simples, em que um professor que ministre qualquer disciplina, assume o compromisso de responsabilizar-se pelos alunos de uma única turma. A exigência imprescindível é que tenha perfil adequado para assumir a função. Dentre outras qualidades, precisa ser: bom líder, incentivador, ativo, responsável, sensível, prudente e apaixonado pela educação. Esses professores são denominados Diretores de Turma.
A articulação que o Professor Diretor de Turma desenvolve permite-lhe chegar a um conhecimento pormenorizado de cada um dos alunos, fornecendo os elementos de que precisa para melhor orientá-lo em suas necessidades específicas. Possibilita-lhe, também, atuar como mediador entre os alunos, os demais professores da turma e todos os envolvidos no processo educativo, no intuito de minimizar conflitos e imprevistos comuns à dinâmica escolar.
Os efeitos positivos desse modelo de trabalho podem ser percebidos na postura e aprendizagem dos alunos onde o projeto vem sendo executado.
Objetivos do Projeto:
*Favorecer a articulação entre os professores, aluno, pais e responsáveis, buscando promover um trabalho cooperativo, especificamente, entre os professores e alunos, no sentido de adequar estratégias e métodos de trabalho.
*Tornar a sala de aula uma experiência gratificante, em que todos os professores da turma, familiares, gestão, comunidade escolar, com respectivas parcerias, unam-se com o objetivo de proporcionar uma educação que vise a excelência.
*Manter a assiduidade dos alunos, estimulando sua permanência na escola elevando o grau de sucesso da aprendizagem.
*Oferecer uma educação sustentável que contemple a formação cidadã do educando, estimulando sua participação na vida social, coma tomada de consciências dos problemas que afetam a humanidade.
*Motivar os alunos para aprendizagens significativas e encorajá-los a ter perspectivas otimistas quanto ao seu futuro pessoal e profissional.
Funções do Professor Diretor de Turma- O Professor Diretor de Turma dedica quatro horas de sua carga horária semanal tendo como principais funções:
*Mediar o relacionamento entre os alunos de sua turma e os demais professores;
*Disponibilizar-se a atender aos alunos, pais ou responsáveis, professores e núcleo gestor da escola;
*Promover um ambiente facilitador do desenvolvimento pessoal, cognitivo e social dos alunos;
*Elaborar e organizar o Dossiê de sua turma;
*Lecionar a Formação cidadã;
*Acompanhar o estudo orientado;
*Organizar e presidir as reuniões do Conselho de Turma(intercalares e bimestrais) que fornecem aos educadores um diagnóstico pormenorizado da turma e tem um caráter avaliativo.
Dossiê de Turma(instrumentais)
*Relação de alunos e Registros Fotográficos da Turma
*Ficha biográfica
*Caracterização da Turma
*Informações para Acompanhamento da Turma
*Ata da eleição de Líder e Vice-líder da Turma
*Ata da eleição de representante dos Pais ou responsáveis
*Ata das reuniões de Conselhos de Turma: Intercalares e Bimestrais
*Coleta de dados dos professores de cada disciplina
*Frequência Escolar
*Calendário Escolar
*Legislação vigente
Se quer conhecer e saber o que está sendo feito em nossa escola de acordo com o projeto, compareça ao CEPI e fale com a Prof: Mesquita.

0 comentários:

Postar um comentário

Curta-nos no Facebook