-XIV OBA 2011-
Astronáutica: A exploração de Marte. Por que o Brasil deve possuir um programa espacial? O efeito estufa e o buraco na camada de ozônio. O corpo humano no espaço. Os foguetes Saturno, Ariane, Soyus e Próton. Os ônibus espaciais. A corrida espacial e a Guerra Fria. Como os astronautas se comunicam no espaço. Quais velocidades atingem os veículos espaciais (foguetes e satélites)? Velocidade de escape. Tipos de órbita de um satélite (circular, elíptica, polar, geoestacionária). O campo gravitacional terrestre. Como manter e controlar um satélite em órbita. Por que os corpos queimam ao entrar na atmosfera terrestre? Quanto da massa total de um foguete é combustível? Quais são os combustíveis utilizados nos foguetes e nos satélites? O uso de satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto.
Energia: Educação Ambiental, Sustentabilidade (Social, ambiental e econômica), Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental. Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica, Formas de geração de energia elétrica, Caminhos da energia elétrica (Geração, transmissão e Distribuição), Considerações técnicas sobre a energia (tensão, corrente, potência), Cuidados com a energia, Cálculo do Consumo residencial, Selo Procel, Equipamentos eficientes em energia e água, Leitura do medidor de consumo residencial, Dicas de Conservação de Energia e Água e Prática dos 3R: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Então, estudem e boa prova.
0 comentários:
Postar um comentário