Conteúdos Programáticos OBA 2011 ~ 3° Ano "B" do CEPI 2011
OBRIGADO PELA VISITA!!!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Conteúdos Programáticos OBA 2011

Dia 5 de Fevereiro, foi publicado aqui no blog uma matéria falando sobre a XIV OBA(AQUI)- Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Hoje volto novamente a falar neste assunto, desta vez somente para reforçar o conteúdo para os alunos que irão fazer a prova no dia 13 de Maio. Segue o conteúdo.
XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
-XIV OBA 2011-
Astronomia: Terra: Rotação, pontos cardeais, coordenadas geográfica, estações do ano, marés, solstício, equinócio, zonas térmicas, horário de verão. Sistema Solar: descrição, origem, Terra como planeta. Corpos celestes: planetas, satélites, asteróides, cometas, estrelas, galáxias. Origem e desenvolvimento da Astronomia. Conquista do espaço. Origem do Universo. Fenômenos físicos e químicos: elementos químicos e origem. Gravitação: força gravitacional e peso. Unidade astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz. Constelações e reconhecimento do céu. Lei da gravitação universal, leis de Keples, lei de Hubble, história da astronomia, aspecto eletromagnético, ondas, comprimento de onda, frequência, velocidade de propagação, efeito Doppler, calor, magnetismo, campo magnético da Terra, manchas solares, evolução estelar, estágios finais da evolução estelar (buracos negros, pulsares, anãs brancas).

Astronáutica:
A exploração de Marte. Por que o Brasil deve possuir um programa espacial? O efeito estufa e o buraco na camada de ozônio. O corpo humano no espaço. Os foguetes Saturno, Ariane, Soyus e Próton. Os ônibus espaciais. A corrida espacial e a Guerra Fria. Como os astronautas se comunicam no espaço. Quais velocidades atingem os veículos espaciais (foguetes e satélites)? Velocidade de escape. Tipos de órbita de um satélite (circular, elíptica, polar, geoestacionária). O campo gravitacional terrestre. Como manter e controlar um satélite em órbita. Por que os corpos queimam ao entrar na atmosfera terrestre? Quanto da massa total de um foguete é combustível? Quais são os combustíveis utilizados nos foguetes e nos satélites? O uso de satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto.


Energia: Educação Ambiental, Sustentabilidade (Social, ambiental e econômica), Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental. Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica, Formas de geração de energia elétrica, Caminhos da energia elétrica (Geração, transmissão e Distribuição), Considerações técnicas sobre a energia (tensão, corrente, potência), Cuidados com a energia, Cálculo do Consumo residencial, Selo Procel, Equipamentos eficientes em energia e água, Leitura do medidor de consumo residencial, Dicas de Conservação de Energia e Água e Prática dos 3R: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Então, estudem e boa prova.

0 comentários:

Postar um comentário

Curta-nos no Facebook