25 de Maio - Dia do desafio ~ 3° Ano "B" do CEPI 2011
OBRIGADO PELA VISITA!!!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

25 de Maio - Dia do desafio

VOCÊ SE MEXE E O MUNDO SE MEXE JUNTO!

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O SESC SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000.

O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.

HISTÓRIA

Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.
Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.
A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.

Saiba mais sobre esse dia:

O Dia do Desafio, realizado no Brasil desde 1995 e coordenado no Continente Americano pelo SESC São Paulo desde 1998, foi idealizado há cerca de uma década pela ParticipAction, entidade esportiva canadense, e difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (TAFISA), de origem alemã. Este evento tem por objetivo inserir a atividade física no cotidiano das pessoas a fim de melhorar sua qualidade de vida. Sempre realizado na última quarta-feira de Maio, o evento consiste em mobilizar o maior número de participantes em torno da ideia de praticar pelo menos 15 minutos consecutivos de qualquer atividade física ou esportiva. Sem estipular restrições quanto às modalidades escolhidas, o evento privilegia aspectos fundamentais para o convívio humano como acessibilidade, envolvimento, diversão, diversidade, segurança, além de trazer benefícios para a comunidade e a saúde, o que reforça uma nova atitude. Com isso, o Dia do Desafio tornou-se, através dos anos, um símbolo do combate ao sedentarismo, e hoje milhões de participantes no Continente Americano, cidadãos comuns, assumiram o espírito humanitário do esporte e do lazer como um direito de todos, sem exceção. Quanto à metodologia, à inscrição e realização se dá oficialmente por meio das prefeituras municipais que após manifestarem seu interesse são agrupadas em 7 categorias, seguindo o critério do número oficial de habitantes. Para as cidades brasileiras, é considerado o número disponibilizado no site oficial do IBGE, censo de 2000. Para as cidades do exterior, o número oficial de habitantes é fornecido pelos próprios órgãos municipais. Após isso um sorteio eletrônico estabelece o desafio entre duas ou três comunidades da mesma categoria, que irão disputar qual delas consegue mobilizar o maior percentual de habitantes, em relação à sua população oficial. A partir dos resultados obtidos, a classificação das cidades é estabelecida pelo percentual de participação em relação ao número de habitantes. Os ganhos da cidade vencedora são a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes e, sobretudo a disposição da comunidade para mobilizar seus cidadãos para a busca de uma vida saudável. Todas as cidades participantes recebem o Troféu de Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio, e as instituições e voluntários que auxiliaram na realização do evento, em cada cidade, recebem também um Certificado de Participação, que são distribuídos a critério da coordenação local.

FONTE: PORTAL SESC

Em Camocim:

Hoje(25) a partir das 17h30, a Secretaria Municipal de Cultura e Desporto mobilizará os camocinenses a participarem do Dia do Desafio, promovendo um passeio ciclístico que terá concentração na Praça da Matriz, percorrendo 5km pelas ruas da cidade, encerrando na Praça da Estação, onde um grupo de profissionais de Educação Física realizarão uma grande aula aeróbica ao ar livre.
O passeio ciclístico apesar de ter uma grande participação de alunos e professores da rede municipal de ensino será aberto ao público, que também poderá praticar atividades físicas em casa ou no trabalho. “É importante que os exercícios físicos tenham a duração de 15 minutos e eles podem ser feitos de forma individual ou coletiva, e após a realização das atividades as pessoas devem registrar as atividades através do telefone 0800 285 3105. Toda participação deve ser registrada pois conta para o resultado final da cidade”, explicou a Secretária Vanda Coelho.
Fonte: Blog Camocim é do Povo

1 comentários:

Anônimo disse...

Mto boom mesmo esse seu blog...teem um pouco de tuudo,é super atualizado...te adoro amiigoo/!

Biia Gomes de Fortaleza!

Postar um comentário

Curta-nos no Facebook