Enem 2011 ~ 3° Ano "B" do CEPI 2011
OBRIGADO PELA VISITA!!!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Enem 2011

AS INSCRIÇÕES COMEÇAM NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA DIA 23

O ENEM é um exame responsável por avaliar o aprendizado dos alunos do ensino médio todos os anos em todo o país. Esse exame ajuda o governo brasileiro a ter controle sobre a melhoria do ensino do Brasil, através de Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Médio e Fundamental. Isso serve para que a política promova alterações que possam ser feitas com relação ao ensino brasileiro.

A primeira prova do Enem foi aplicada no ano de 98 pelo Ministério da Educação. A princípio, só era usada para avaliar a qualidade do ensino médio no país, como citado anteriormente, atualmente o Enem também é usado para auxiliar os jovens que querem ingressar em um ensino superior em universidades públicas, servindo como uma forma de acesso ao serviço público. A prova também é feita por pessoas com interesse em ganhar pontos para o ProUni (Programa Universidade para Todos), que ajuda a obter bolsa de estudos integral.

No ano de 2009 o Enem sofreu problemas devido a roubo de provas, tendo o seu conteúdo vazado. Esse episódio revelou grande fragilidade por parte da segurança do exame, sendo revista toda a estrutura.

O Enem é o maior exame do Brasil, que conta com mais de 4,5 milhões de inscritos divididos em 1.698 cidades do país.

Neste ano será cobrada a mesma taxa de inscrição das edições passadas, R$ 35,00. Os alunos de escolas públicas são isentos. Como nos anos anteriores, as provas também serão aplicadas nos presídios, em datas diferentes.

O último Enem foi realizado no final do ano passado (2010), pois normalmente é realizado no segundo semestre de cada ano. A cada ano vem superando o número de inscritos e o desse ano de 2011 promete ser mais concorrido do que do ano anterior.

O exame do Enem possui 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Em 2010, teve a inclusão da língua estrangeira, podendo o aluno no momento da inscrição optar entre o inglês e o espanhol. Na avaliação, as notas são dadas distintamente, sendo uma pra cada área de conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, mais a média da redação.

Segundo a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), Malvina Tuttman, as inscrições começarão na próxima segunda-feira (23 de maio), com prazo até 10 de junho próximo. E as provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. A mesma afirmou ainda que a partir de 2012 a prova será feita em duas edições.

Dica:

* Tenha em mãos o seu CPF para fazer a inscrição para o Enem 2011!

Providencie seu CPF numa agência dos correios ou da Receita Federal. Sem CPF, atualmente, não é possível fazer Enem.
Fonte: SempreTops

Qualquer novidade sobre o Enem 2011, você vai conferir aqui no blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Curta-nos no Facebook