Maturidade é importante para escolher melhor o futuro profissional ~ 3° Ano "B" do CEPI 2011
OBRIGADO PELA VISITA!!!

domingo, 22 de maio de 2011

Maturidade é importante para escolher melhor o futuro profissional

Foi publicado que mais de 470 candidatos foram convocados para a matrícula na Universidade de São Paulo (USP), mas não puderam efetuar a inscrição por não terem completado o ensino médio. A legislação sobre o tema é confusa. Enquanto a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) diz que o acesso aos níveis superiores se dá conforme a capacidade do aluno, o Ministério da Educação (MEC) afirma que todo estudante deve cumprir 200 dias letivos durante três anos de ensino médio (800 horas anuais) para estar apto a prosseguir para o ensino superior.
Mas, existe uma idade ideal para entrar na faculdade e escolher o futuro profissional? Para uma psicóloga não, mas maturidade é fundamental. “Essas questões de se há ou não uma idade certa para entrar na faculdade são individuais, mas acho que é cedo entrar na faculdade antes de terminar o ensino médio. De um modo geral o estudante ainda não tem maturidade para definir o futuro”, diz.
A dica é tentar se projetar no futuro. “A primeira coisa é fazer um projeto de vida. Pensar o que deseja ser lá na frente, aonde quer chegar. Afinal, a faculdade é apenas um meio para se chegar ao futuro profissional”, sugere.
Além disso, a psicóloga indica que os estudantes se informem sobre a profissão que pretende seguir. “Acho muito importante que o aluno veja na prática como é o dia a dia do profissional que ele quer ser. Também considero necessário que esse estudante tenha contato com pessoas comuns dentro dessa profissão, para deixar de lado a visão romântica da carreira”, explica.

Fonte:Guia do Estudante

0 comentários:

Postar um comentário

Curta-nos no Facebook