Conhecendo a ACL- Academia Camocinense de Letras- ~ 3° Ano "B" do CEPI 2011
OBRIGADO PELA VISITA!!!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Conhecendo a ACL- Academia Camocinense de Letras-

OS ALUNOS PUDERAM SABER UM POUCO MAIS SOBRE A CONSTRUÇÃO DO PRÉDIO ATÉ VIRAR A ACADEMIA DE LETRAS

Hoje(18), nós alunos do 3º "B" tivemos uma ótima experiência extra-classe. Fomos conhecer a Academia Camocinense de Letras de nossa cidade. A iniciativa partiu do aluno Redner juntamente com o professor Paulo Cesar. Anteriormente o professor PC tinha pedido que formássemos equipes para apresentar trabalhos falando sobre os patrimônios camocinenses, então uma das equipes escolheu falar sobre a academia de letras. Daí saiu a idéia: já que vamos falar da ACL por que não apresentar o trabalho lá? Então, o Paulo Cesar se sensibilizou juntamente com a equipe para que hoje fosse possível a ida dos alunos ao local. Tentaram conseguir carros, mais não foi possível, tivemos então que ir andando. A maioria dos alunos não conhecia o espaço interior da academia, o que aumentou ainda mais a curiosidade por parte dos alunos. Ao chegar lá, de início a componente da equipe Dayane, falou um pouco sobre o prédio e como funciona hoje. Daí todos subimos para conhecer a parte superior onde funciona a ACL. Agora, vou deixar um pouco a ACL de lado e vou falar sobre o prédio, que segundo informações é o único prédio de Camocim que é tombado como patrimônio histórico. O prédio fica localizado na Rua General Tibúrcio Nº 22 e foi construído no ano de 1881, pelo Francês Engenho Privat para abriga-lo juntamente com o restante dos homens que vieram para trabalhar na construção da estrada de ferro. A mesma tem uma arquitetura bem eclética e lembra os casarões portugueses, sem falar nas diversas janelas, ficando difícil saber qual a frente do prédio. No prédio, ainda podemos encontrar vários objetos pertencentes ao tempo em que o Dr. Privat morava lá. Como por exemplo: o sofá, os armários, inclusive uma luz -que por incrível que pareça ainda ascende- entre outros objetos. Sem falar nos detalhes do piso externo que é outra raridade da época, o azulejo todo em formas de mosaicos. Já o piso de dentro é todo de madeira, muito bem feito. O Dr Privat morreu na própria casa, tinha cerca de 50 anos e faleceu por complicações decorrentes a um acidente de cavalo. Vale lembrar que devido ao tempo já é possível ver o descaso, a situação do prédio não é lá tão boa e merece atenção, segundo informações a mesma nunca foi reformada, "tudo" está como o Dr Privat deixou. Atualmente, na parte debaixo da casa mora uma família e na parte de cima é que fica a ACL.
Voltando a falar da Academia- A Academia Camocinense de Ciências, Artes e Letras (ACCAL) ou como é mais conhecida Academia Camocinense de Letras, foi fundada em 31 de Maio de 2002 com o objetivo de congregar pessoas amantes das letras e intelectuais de todas as vertentes, propugnar por todos os meios ao seu alcance pela difusão, promoção e conservação evolutiva da cultura, incentivando sempre a criação literária, tendo como Presidente o Sr. Roberto Pires. Segundo informações, várias pessoas famosas já visitaram a sede da academia, inclusive Chico Anízio e a Escritora Rachel de Queiroz estava de data marcada para visitar a mesma, mas morreu poucos dias antes. Ao entrarmos, logo na sala, é possível ver várias fotos na paredes todas dos membros da Academia. Toda a casa, teve que ser adaptada para virar a academia, os quartos foram transformados em bibliotecas, museus, sala do presidente etc., lá se encontram também várias relíquias. Na sala onde é o museu, foi a parte da casa que mais chamou minha atenção, devido os objetos que lá se encontram. Objetos como: as primeiras roupas usadas pelos padres camocinenses, uma máquina de raio-X, uma maquina de escrever, máquina de fazer hóstias entre outros objetos. Apesar de serem poucos, mas aquilo é uma riqueza que de certa forma remonta a história de nossa cidade e nos faz pensar um pouco mais sobre como era a vida antigamente em nossa cidade.
Durante toda nossa visita ao prédio fomos guiados pela senhora Cláudia, ela é responsável por tudo lá. A academia está aberta a visitação de segunda a sexta-feira de 7:15h às 11:00h. Lembrando que todos nós tivemos que registrar nossa visita, a assim é feita com todos que vão visitar o local, isso serve para ter o controle de quantas pessoas vão olhar o espaço mensalmente.
Eu até então nunca tinha entrado no prédio e tinha sim muita curiosidade, e hoje pude enfim conhecer. Foi uma experiência muito para todos os alunos.
Segue abaixo as fotos do momento:

3 comentários:

Lorão disse...

Galera confesso que fiquei fascinado pelas reliquias que haviam naquele predio, inclusive o que mais me chamou a atencao foi as fotografias antigas que tinham de Camocim naquela epoca e tambem da arquitetura desse predio.
Quero agradecer o professor Paulo Cesar a equipe do Redner e todos que contribuiram pra essa aula muito legal de Hoje na visita da ACL.

LORAO 3 ANO B CEPI.

Anônimo disse...

thiago
a aula de hoje foi diferente,e muito proveitoza,pois eu e minha equipe tivemos a oportunidade de conhecer melho a nossa cidade.

Anônimo disse...

thiago produções

O blog gerfesson design estar de parabéns,gostei muito do comteudo escrito e fotografado, continue sempre assim, esse e o caminho serto para a vitória.

Postar um comentário

Curta-nos no Facebook